Wedding Countdown Ticker

Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Artigo Interessante: O barato nem sempre é tão bom e bonito assim...

O barato nem sempre é tão bom e bonito assim...

Autora: Carol Mayer

Fonte: Site Noivas Rio

Quase todos os casais precisam “apertar o cinto” quando o assunto é casamento. Os meninos pensam na casa e nós, meninas, pensamos em casa, lua de mel, vestido, decoração, maquiagem e todos os toques especiais que queremos dar ao nosso grande dia. E aí que vamos atrás dos fornecedores BBB.

Eu faço parte de um grupo de noivas desde que sou noiva e, por curiosidade, coloquei “BBB” na busca de mensagens. E foram mais de mil mensagens trocadas com as três letrinhas, pasmem! Definitivamente, até as noivas com mais dindin querem ter o famoso BBB no casamento!

Só que nem sempre o “B do Barato” é o mesmo “B de bom” ou “B de Bonito”. Às vezes acho que as noivinhas ficam tão fixadas por fazer muito com pouca grana que acabam tendo vários problemas no casamento. Vejam bem, não estou generalizando! Muitos B’s se encontram e fazem um serviço espetacular!

Comigo foi assim também: o profissional que contratei para fazer o meu cabelo e minha maquiagem do casamento foi baratérrimo na época e foi o maior acerto que tive no check list, tanto que hoje ele é queridinho das noivinhas do Rio, com agenda concorridíssima. Sorte a minha que ele foi praticamente “adotado” pela minha família e eu ainda terei a chance de me jogar nos seus pincéis por mais dois casamentos no ano que vem, os das minhas duas irmãs. Assim foi também com o fotógrafo do meu casamento: ele não tinha nome famoso e eu nunca tinha visto nenhuma indicação dele na Internet, a não ser o próprio trabalho dele. Ah, o preço era ótimo! E ele me surpreendeu: o trabalho foi tão bom que até hoje não fiz meu álbum de casamento por conta das 886 fotos perfeitas que tenho em casa. Por outro lado, contratei dois serviços que tinham tudo para ser um BBB perfeito e me decepcionei...

Eu, como assessora de casamentos, fico muito insegura quando vejo serviços essenciais serem tão baratos. Eu mesma sempre digo às noivas que serviços como
cerimonial, foto e filmagem, som e decoração são essenciais e que com eles não devemos economizar (dadas às devidas proporções, claro). Decoração, então, é um item que eu desconfio muito quando vejo orçamentos baratíssimos, pois o frete, a mão de obra e a qualidade do material são essenciais, sem contar que o profissional precisa ter lucro.

Então, ficam as dicas de como ter um real BBB no seu casamento:

- Olho na decoração! Muitas vezes os fornecedores cobram por uma decoração muito barata e colocam flores de má qualidade ou mais baratas. Assim, exija em contrato os tipos de flores, cores e todos os itens bem descritos. Peça auxílio à sua cerimonialista.

- Quanto às fotos, se o fotógrafo coloca no orçamento a entrega das mesmas em mídia digital, certifique-se sobre a resolução. Já soube de casos onde no contrato apenas especificava a entrega das fotos em DVD e, quando as mesmas chegavam, estavam todas em baixa resolução, permitindo apenas a impressão em tamanho 10x15 cm. Peça que ele especifique em contrato a resolução, como o serviço é cobrado (horas ou número de fotos), itens extras do álbum, prazo de entrega, condições de pagamento, etc. Certifique-se também sobre “planos de contingência” do profissional (números de chips de memória, baterias, etc).

- Para a filmagem, vale especificar o tipo de serviço prestado, equipamento e entrega do produto.

- Com o DJ, vale a pena ser “chata” e passar uma listinha de músicas que não podem faltar. Informe também o tipo de música que vocês desejam durante a festa. Muitos DJ’s gostam da liberdade para tocar (e eu acho isso muito bom, pois eles geralmente sabem o que fazer para animar o pessoal), mas já vi festas com pistas completamente às moscas por conta de profissionais que tocavam o que o pessoal não queria. E, sim, pensem também que nem todos têm o mesmo gosto musical que vocês. Não é porque vocês adoram música eletrônica que todos dançarão.

- Com o cerimonial, deixe TUDO especificado. Desde a distribuição dos saquinhos de arroz para jogar na porta da Igreja até em qual carro ficarão as sobras de bebidas, doces, etc. O cerimonial representa tudo o que vocês planejaram por meses a fio e o sucesso do seu evento depende muito mais de vocês do que necessariamente da equipe que vocês contratarem.


- Querem milhares de lembrancinhas? Procurem os grupos! No orkut já tem uma comunidade para rodada de descontos em vários itens com o frete muito mais barato. Mas calma! Um casamento bonito não é medido pelas sandálias personalizadas, latinhas mint to be, sapinhos, caixinhas, bolsinhas, etc. Lembrem-se: mais da metade de tudo o que vocês gastam com lembranças vai pro lixo.


- Uma boa maneira de economizar é fazendo os convites em casa. Mas atenção! O convite, apesar de muitos os relegarem às latas de lixo (eu guardo todos!), é a apresentação do seu casamento. Ou seja, uma arte bem feita, o português corretíssimo e uma impressão limpa são tudo!

Enfim, queridos... estamos em fase de economizar. O mundo passou por uma baita crise e todos sofreram as consequências, de modo que reconstruir, para algumas pessoas, está sendo difícil. Claro que não deixaremos o sonho do altar de lado por isso, mas sejamos racionais. Um casamento lindo os espera!

Um comentário:

Marina Domingos disse...

Olá!
Vc não quer conhecer meu blog?
Dá uma passadinha, quem sabe não gosta e ganho uma nova seguidora?
Beijos e te espero por lá;
Marina
bemlembrados.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...